As Cadeias Fisiológicas – Método Busquet

SÍNTESE

As cadeias fisiológicas representam uma leitura anatômica e fisiológica do corpo humano, não é uma teoria e nem uma filosofia.

Léopold Busquet é fisioterapeuta desde 1968, osteopata desde 1979, ensinou no Colégio de Osteopatia de Sutherland até 1992.
Nesta época ele sentiu a necessidade de voltar atrás para se investir totalmente em um trabalho de integração, síntese e coerência de tudo o que ele tinha aprendido. A decodificação do corpo funcionando em todos os níveis em um sistema de cadeias tornou-se uma evidência e foi o fio condutor de décadas de trabalho.

A medicina moderna evolui no sentido da especialização. Isso é uma fonte de progresso, mas igualmente de desmembramento do paciente. O método Busquet  integra a anatomia da cabeça aos pés, valorizando a relação contentor-conteúdo entre o musculoesquelético e o visceral. Este método de cadeias permite colocar em evidência as inter-relações entre todas as partes do corpo e unificá-lo por um exame manual o mais completo possível e por um tratamento com uma finalidade global.

O projeto do método das cadeias não é o de tratar as doenças, que são de competência médica, mas de tratar as disfunções no intuito de recolocar o paciente em um equilíbrio funcional necessário para recriar uma dinâmica de saúde.

Apresentação das cadeias

O corpo é um organismo geneticamente programado.
Seu
programa repousa sobre a anatomia e a fisiologia.

As cadeias fisiológicas representam os circuitos anatômicos que organizam a estática, a dinâmica e as compensações.

Existem dois tipos de cadeias  :

As cadeias estáticas conjuntivas

• A cadeia estática músculo-esquelética,
• A cadeia estática neurovascular,
• A cadeia estática visceral.

As cadeias dinâmicas musculares

• As cadeias musculares de flexão,
• As cadeias musculares de extensão,
• As cadeias musculares cruzadas de abertura,
• As cadeias musculares cruzadas de fechamento.

Sobre este projeto anatômico metódico, a organização é realizada pelo programa da fisiologia associada a sistemas automáticos de regulação e de reequilíbrio :

• A proprioceptividade : a “reequilibração” musculoesquelética,
• A homeostasia: a “reequilibração” orgânica.

O programa de base é geneticamente programado para assegurar um bom funcionamento e uma boa saúde.

Objetivos do Método Busquet

Tratar as disfunções

As disfunções aparecem quando o equilíbrio fisiológico, normalmente autonômico, é perturbado por tensões. As tensões se exprimem ao nível de uma ou de várias cadeias e perturbam o funcionamento harmonioso do corpo.

O tratamento tem o simples objetivo de relaxar as tensões das diferentes cadeias para permitir reencontre seu funcionamento natural. Esse tratamento respeita a fisiologia de cada idade, do bebê ao adulto, do atleta ao sedentário e do idoso.

O método Busquet trata as disfunções e não as patologias. Nos casos de problemas hereditários, de traumatismos importantes e de patologias, o objetivo do método é de apenas aliviar e melhorar o funcionamento do paciente dentro dos limites do seu potencial.

Contactar-nos

markunread_mailbox

FORMATION BUSQUET

19, avenue d’Ossau – 64000 Pau (F)

phone_in_talk

33 ( 0 ) 5 59 27 00 75

(francês, inglês e espanhol falado)

mail

manager@methode-busquet.com